Maracanã

Maracanã

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

No Museu Aero Espacial em Washington

Por duas hors, me perdi e me encontrei por inúmeras vezes, buscando o mundo das estrelas, através das exposições diversas que o Museu Aero Espacial de Washington nos deixa observar.
Toquei na Moon Rock ( rocha lunar) que lá está exposta. Fotografei espaço naves, sondas lunares, foguetes e aviões, trajes de astronautas, painéis sobre as missões Apollo rumo à Lua, deliciei-me com realidade que tornou possível o sonho do homem pisar no solo do satélite.
Viajei no tempo, projetei-me no espaço e imaginei o futuro da humanidade vivendo em estações orbitais distantes da Terra.
Criei coragem para pensar no tempo vindouro como um lugar de seres ultrapassantes e insatisfeitos. Era o contraponto do mundo da história natural a que eu me dedicara alguns dias antes, no museu de Nova York. Répteis, anfíbios e animais pré-históricos, me fizeram linkar o passado distante ao futuro não tão distante.
Vittorio disse-me sobre seu interesse em saber como será o mundo daqui a muito tempo e que não poderemos testemunhar. Nem tinha pensado nisso de verdade. Ele me inoculou um vírus qualquer de curiosidade sobre o que acontecerá daqui a 100 anos por exemplo.
E no Museu Aero Espacial em Washington, decidi que me esforçaria em imaginar um mundo melhor, apesar dos pesares. Perguntei-me sobre a mensagem de Image, a canção maior de John Lennon, sobre o mundo sem fronteiras. Um sonhador , foi assim que ele se definiu na letra da música, mas ressalvou, não era o único.
Todos somos sonhadores quando imaginamos um mundo melhor e uma humanidade mais feliz.
Talvez o melhor dos mundos não esteja tão longe de nós, talvez esteja mesmo dentro de nossos sentimentos e se alimente de sonhos possíveis ou impossíveis, mas sonhos que nos tornam profetas de futuros risonhos ou testemunhas de passados ultrapassados.
Quando mergulhei no teor futurista do Museu Aero Espacial de Washington, afoguei-me em elocubrações, retomei o fôlego com o conforto de ter visto ali, centenas de meninos e meninas com seus professores sintonizados com seu novo tempo, capacitando-se para nos salvar e nos trazer à tona, felizes, por entender que eles viverão para tornar nossos sonhos, realidades.
Aparecida Torneros

Nenhum comentário: