Maracanã

Maracanã

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Petrópolis Gourmet vai homenagear a França


PETRÓPOLIS GOURMET VAI HOMENAGEAR A FRANÇA
Aguardem a 9ª edição do evento mais saboroso da Serra
Falta pouco para o mais famoso festival gastronômico da Região Serrana: o Petrópolis Gourmet, que este ano vem com o tema “Vive La France – O Reflexo da Culinária Francesa na Cidade Imperial”, em comemoração ao Ano da França do Brasil. O evento, que será realizado no período de 12 a 22 de novembro, deixará a cidade de Petrópolis em evidência no cenário turístico brasileiro, destacando principalmente a gastronomia local.
O objetivo principal é disseminar as faces e peculiaridades da culinária francesa, aliadas às raízes da colonização desta civilização no município. É um verdadeiro atrativo para os apreciadores da boa mesa e envolve uma extensa programação com chefs renomados, oficinas, baile de máscaras, cursos, competições e atrações voltadas para um público de todas as idades. Participam também os principais restaurantes da cidade, com a criação de um menu de acordo com o tema. A proposta é gerar maior ocupação nos hotéis e restaurantes, capacitar os profissionais do setor e aumentar a geração de emprego e renda.
Os franceses efetivamente marcaram presença pelos seus hábitos de vida, cultura, boas maneiras e civilidade. Pode-se definir esta gastronomia como a fusão de três elementos indispensáveis: a riqueza de ingredientes, a sabedoria na maneira de utilizá-los e o requinte nos mínimos detalhes. A diversidade de pratos e a imensa quantidade de ingredientes frescos e bem conservados contribuem para a formação de uma cozinha elaborada e sofisticada.

Para Flávio Câmara, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, associação responsável pela realização do evento, o festival será um verdadeiro encontro entre o passado e o presente dos franceses na Cidade Imperial. “Fomos muito felizes na escolha do tema deste ano, que referenda o nosso município na sua multiplicidade de etnias, homenageando os franceses. Eles deixaram a sua influência desde a colonização até os dias de hoje, através principalmente da gastronomia, que tornou Petrópolis referência nacional”, disse.
O Petrópolis Gourmet está no calendário oficial de eventos não só do município, mas também do estado do Rio de Janeiro, e foi chancelado pelo Ministério da Cultura na programação oficial do Ano da França no Brasil. Além de contribuir para o desenvolvimento cultural do público e da região que está inserido, é uma oportunidade de expor a multiplicidade da arte e da cultura da cidade. Movimenta não só os restaurantes, mas também os segmentos hoteleiro, comercial e turístico. A principal razão da existência desse festival é a união de três importantes fatores: promoção do destino Petrópolis, integração da comunidade e intercâmbio cultural. Vive La France!
Um pouquinho de Petrópolis…
É um destino turístico fantástico. O clima ameno, o rico patrimônio histórico e a abundante vegetação são grandes atrativos que fazem da Cidade Imperial uma opção para passar dias agradáveis e prazerosos. Aliar tanta beleza natural com um movimentado e tradicional festival gastronômico é mais do que um simples e irrecusável convite.
Petrópolis está entre os 65 municípios indutores do turismo do país. Tem muitas histórias para contar. Histórias que se entrelaçam e formam a mais fascinante de todas: a de uma cidade que remete a um importante período da História do Brasil. Uma cidade que traz a história de um tempo e soube acompanhar todos os tempos, sendo hoje um dos mais expressivos destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: