Maracanã

Maracanã

domingo, 28 de março de 2010

Visão de "O Ídolo de Cristal"




Visão de "O Ídolo de Cristal"



No dia 22 de janeiro deste ano(2009), a postagem no Blog Demais "Se a Débora quer que o Gregory peque", que tratava sobre a atriz Deborah Kerr (30.09.1921-16.10.2007), "uma referência fundamental do cinema, principalmente pelo seu papel em "A Um Passo da Eternidade" (Fromn Here To Eternity), de Fred Zinnemann, 1957. Ela faz uma mulher adúltera que, em seqüencia marcante do cinema, é beijada por Burt Lancaster na areia da praia, com a água do mar envolvendo-os. Tanto é referência que Rita Lee incluiu-a na letra de "Flagra", tema da novela "Final Feliz", no verso "Se a Débora quer/ que o Gregory peque", também uma evocação ao ator Gregory Peck (05.04.1916-12.05.2003). Eles atuaram juntos em "O Ídolo de Cristal" (Beloved Infidel), de Henry King, 1959. O verso é título de postagem de Anne Cerqueira em seu blog 'Belos e Malvados'".


Neste sábado, 11, a oportunidade de ver em DVD, o filme "O Ídolo de Cristal" ("Amado Infiel", na tradução literal), que apresenta Gregory Peck interpretando o famoso escritor americano F. Scott Fitzgerald (1896-1940), autor de "A Última Vez Que Vi Paris", "Suave É a Noite", "O Grande Gatsby". Já no fim de sua vida e lutando contra o alcoolismo, ele escreve roteiros para os estúdios de Hollywood como forma de obter dinheiro para pagar a clínica para doentes mentais onde estava internada sua esposa, Zelda - que não aparece no filme. Neste momento, entra em sua vida Sheilah Graham (Deborah Kerr), a famosa colunista social que vem a ser apoio e inspiração do trágico autor em sua luta para terminar aquela que seria sua última obra, "O Último Magnata" (The Last Tycoon).


O roteiro do filme se baseia no livro escrito por Sheilah Graham. Nem Pauline Kael, nem Leonard Maltin, maiores críticos americanos, gostaram do filme.


Com fotografia muito boa, o filme trata sobre Hollywood, literatura, alcoolismo, fama, decepção, infidelidade, relação conflituosa. É um drama muito denso e que vale a pena ver, 50 anos depois de lançado.


No filme, a pré-estréia em 1940 de "Uma Noite No Rio" (That Night in Rio), de Irving Cummings, produção da 20th Century Fox, com apresentações de cenas com Carmen Miranda, Alice Faye e Don Ameche. Na platéia, os personagens interpretados por Gregory Peck e Deborah Kerr.


Postado por Dimas Oliveira às 19:06
no blog Demais

Nenhum comentário: