Maracanã

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quinta-feira, 22 de abril de 2010

João Cabral de Melo Neto / Se diz a Palo Seco

A palo seco


1.1.


Se diz a palo seco


o cante sem guitarra;


o cante sem; o cante;


o cante sem mais nada;


se diz a palo seco


a esse cante despido:


ao cante que se canta


sob o silêncio a pino.


1.2.


O cante a palo seco


é o cante mais só:


é cantar num deserto


devassado de sol;


é o mesmo que cantar


num deserto sem sombra


em que a voz só dispõe


do que ela mesma ponha.


1.3.


O cante a palo seco


é um cante desarmado:


só a lâmina da voz


sem a arma do braço;


que o cante a palo seco


sem tempero ou ajuda


tem de abrir o silêncio


com sua chama nua.


1.4.


O cante a palo seco


não é um cante a esmo:


exige ser cantado


com todo o ser aberto;


é um cante que exige


o ser-se ao meio-dia,


que é quando a sombra foge


e não medra a magia.


2.1.


O silêncio é um metal


de epiderme gelada,


sempre incapaz das ondas


imediatas da água;


A pele do silêncio


pouca coisa arrepia:


o cante a palo seco


de diamante precisa.


2.2.


Ou o silêncio é pesado,


é um líquido denso,


que jamais colabora


nem ajuda com ecos;


mais bem, esmaga o cante


e afoga-o, se indefeso:


a palo seco é um cante


submarino ao silêncio.


2.3.


Ou o silêncio é levíssimo,


é líquido e sutil


que se ecoa nas frestas


que no cante sentiu;


o silêncio paciente


vagaroso se infiltra,


apodrecendo o cante


de dentro, pela espinha.


2.4.


Ou o silêncio é uma tela


que difícil se rasga


e que quando se rasga


não demora rasgada;


quando a voz cessa, a tela


se apressa em se emendar:


tela que fosse de água,


ou como tela de ar.


3.1.


A palo seco é o cante


de todos mais lacônico,


mesmo quando pareça


estirar-se um quilômetro:


enfrentar o silêncio


assim despido e pouco


tem de forçosamente


deixar mais curto o fôlego.


3.2.


A palo seco é o cante


de grito mais extremo:


tem de subir mais alto


que onde sobe o silêncio;


é cantar contra a queda,


é um cante para cima,


em que se há de subir


cortando, e contra a fibra.


3.3.


A palo seco é o cante


de caminhar mais lento:


por ser a contra-pelo,


por ser a contra-vento;


é cante que caminha


com passo paciente:


o vento do silêncio


tem a fibra de dente.


3.4.


A palo seco é o cante


que mostra mais soberba;


e que não se oferece:


que se toma ou se deixa;


cante que não se enfeita,


que tanto se lhe dá;


é cante que não canta,


cante que aí está.


4.1.


A palo seco canta


o pássaro sem bosque,


por exemplo: pousado


sobre um fio de cobre;


a palo seco canta


ainda melhor esse fio


quando sem qualquer pássaro


dá o seu assovio.


4.2.


A palo seco cantam


a bigorna e o martelo,


o ferro sobre a pedra


o ferro contra o ferro;


a palo seco canta


aquele outro ferreiro:


o pássaro araponga


que inventa o próprio ferro.


4.3.


A palo seco existem


situações e objetos:


Graciliano Ramos,


desenho de arquiteto,


as paredes caiadas,


a elegância dos pregos,


a cidade de Córdoba,


o arame dos insetos.


4.4


Eis uns poucos exemplos


de ser a palo seco,


dos quais se retirar


higiene ou conselho:


não o de aceitar o seco


por resignadamente,


mas de empregar o seco


porque é mais contundente.


João Cabral de Melo Neto


(Quaderna. In: Poesias Completas,1975, p.160)



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