Maracanã

Maracanã

terça-feira, 30 de novembro de 2010

A voz do povo é a voz do Deus Disque-denúncia



Sempre achei que o paraíso fica dentro de cada um de nós, mas parece intangível, se faz misterioso e dá sinais em momentos fugazes.
 
No fim de semana da reconquista de território carioca, em plena guerra contra os traficantes do complexo do Alemão, fui a Búzios, encontrar com amigas, decidida a relaxar e rezar, pois estando em fase semi-aposentada na profissão de jornalista, meus pendores de escritora precisam de respirar fundo e em paz para que eu produza textos e deixe fluir sentimentos.
 
Não foi em vão, fui ver de novo Brigitte, o ícone do cinema francês que notabilizou a vila de pescadores que se transformou em point internacional, onde sua estátua vela o mar brasileiro, apontando um paraíso que atrai milhares de pessoas todos os anos, em  busca de momentos inesquecíveis, tal a sua variada paisagem marinha e seu gosto pela vida solta que proporciona aquela viagem que  nos transporta à dimensão do fio indelével que nos liga a uma vida além...
 
Sabíamos, eu e minhas amigas, o quanto é importante nos reabastecermos de esperança e bons  fluidos, temos a nossa "guru" ambiental, a Cris, bicho-da-terra, moradora da cidade, desde os tempos da sua formação como município, defensora das posturas ecologicamente corretas para o desenvolvimento da região de península que é Búzios, coalhada de praias paradisíacas, de matas peculiares, de tesouros naturais a serem respeitados e preservados, apesar do avanço imobiliário sedento de crescimento invasor.
 
Levei comigo a Katia, esta com vontade de rever o lugar, ao qual não ia há muitos anos, e lá, encontramos também a nossa Angelina Jolie brasileira, Carol, 22 anos, estudante de engenharia de produção, grávida do já estimado João Pedro, que virá no verão tórrido, para a a alegria de tantas tias e avós, prontas para festejá-lo com carinho, na chegada de 2011.
 
O que desejamos para o nosso Joãozinho é a paz de um país próspero. Desejamos-lhe a reconquista do paraíso, e nas nossas falas sobre a guerra contra o tráfico, injetamos esperança de vitória, apreço pela luta dos militares, dos policiais, dos governos sérios, da população sofrida, a futura mamãe esboça até um velado e tímido desejo:  - Bem que João Pedro poderia ser militar!
 
A noite de sábado foi reservada para assistirmos um lançamento do festival de cinema da cidade, e no cine Bardot, assistimos "além da vida", filme surpreendente, produzido pelo talentoso e veterano Clint Estwood. 


Mas, na noite do domingo, tivemos um encontro marcado com Brigitte. Ela estava lá, nos esperando, eram mais de 22 horas, estava soprando uma brisa fria, o que fez com que Cris a cobrisse com chale aquecedor. Festival de fotos, conversas doidas com Brigitte. Falamos a ela sobre as novidades no front. Explicamos que tudo ia acabar bem na terra que ela revelou para o mundo. Dissemos sobre o quanto era importante torcermos para que o mal vencesse o bem. Ela ouviu tudo com jeito passivo, mas nos perguntou pelos animais. Sua preocupação com a preservação deles. Alguns símbolos de Búzios lhe fazem lembrar da riqueza biológica daquela região, tartarugas, golfinhos, peixes em abundância...
 
Nada era mais sério para nós naquela noite do que vivenciarmos o paraíso interior de estar com ela, estarmos juntas, torcer pelo sol que garante a praia lotada, e mergulharmos num mar de paz, muito azul, esverdejando de quando em vez, com sabor de retomada de caminho, de luz no fim de túnel.


Há uma real esperança na chegada de um tórrido verão, que nos trará João Pedro, para reinventar o amor, a amizade, o sorriso puro dos que acreditam na virada, exatamente como nós, que retornamos na segunda cedo, a um Rio de Janeiro, vibrante, tremulando a bandeira do Brasil no alto de mais um morro pacificado, apesar das novas batalhas que sabemos que terão que ser travadas.
 
A vitória conseguida nesta fase inicial do combate deveu-se a uma tropa que é realmente de grande elite: a voz do povo é a voz do Deus Disque-denúncia, e este não poupou luz e mostrou caminhos para a luta prosseguir no rumo certo.
 
As tropas se uniram, a população colaborou, Brigitte manteve-se informada, nós somamos forças interiores para seguir em frente. E  voltamos ao nosso dia-a-dia, esta semana, com a força de criaturas renovadas, trouxemos conosco a energia dos mares de Búzios, e a paz dos corações que amam os seres e natureza, que desejam um Rio de Janeiro próspero e pacificado,  num verdadeiro paraíso chamado Brasil. como sonhou Brigitte!
 
Cida Torneros 

Nenhum comentário: