Maracanã

Maracanã

domingo, 26 de junho de 2011




A vida, além da cozinha?






Maria Aparecida Torneros da Silva






A vida, além da cozinha?


Bem, meu bem, tem lá fora,


um sonho de amor aqui,


entre cebolas que me fazem chorar,


tenho nas mãos, os vegetais,


a natureza em flor, vou cortando,


descascando, macerando,


os elementos exalam cheiros,


as águas fervem,


mergulham-se temperos,


a alma a fritar...


Bem, meu bem, tem lá fora,


a paisagem da lagoa


enquanto dentro de mim,


alguns sentidos se erguem


vindo das minhas bisavós e ancestrais,


chegando, em mim, suas dores e cantos,


a beira do fogão, o fogo colorido,


a chama forte, abaixa o fogo,


diz a chefe da cozinha,


pra não estragar a comida,


fogo demais não pode...


põe mais água, pega o cuentro,


os tomates, a farinha,


busca o azeite de dendê,


mistura o tempo nas panelas,


mistura decidida,


que nada é mais importante que a comida


a manter as almas e os corpos em movimento...


Além da cozinha, tem o mundo, lá fora...


tem a vida... aqui dentro, pega o vinho,


bebe um gole, me dê,


me dê um abraço, por trás, cheirando o vento que espalha o amor,


que impregna a feitiçaria,


que daqui a pouco irá para o prato,


para a boca, para o estômago,


para o cérebro, para o espírito,


mesclando a lida, o trabalho,


a lagoa, a alegria,


juntando todos em torno da mesa,


ritual primitivo em torno do fogo da gula,


que é a cozinha da vida.

Cida Torneros

Nenhum comentário: