Maracanã

Maracanã

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Sob o cisne negro, o forte legado de Tchaikovsky

fevereiro de 2011

Sob o cisne negro, o forte legado de Tchaikovsky









Sob o cisne negro, o forte legado de Tchaikovsky

No fim da tarde de sabado, fui, solitaria e ansiosa, assistir o filme Cisne Negro. Sabia que ia ver algo forte, contundente, pois o legado do grande compositor russo, Piotr IIyich Tchaikovsky, ao criar o ballet em quatro atos, baseado na versão francesa de um conto de fadas alemão, tem atravessado seculos impressionando, bailarinos e publicos diversos, por seu conteudo profundamente instado na dicotomia bem-mal.

A estreia aconteceu com uma apresentacao em Moscou a 4 de maio de 1877, no teatro Bolshoi. A segunda versao somente aconteceu em 27 de janeiro de 1895, no teatro Marijinsky, em Sao Petersburgo.

No enredo, a historia do Príncipe Siegfried que deve escolher uma noiva para casar, e, ao adentrar a floresta para caçar, vê um belo cisne a voar. Ele cuidadosamente o mira, mas, para sua surpresa, o pássaro se transforma na mais linda das moças, e ele se esconde por entre as árvores para observá-la. Incapaz de conter sua curiosidade, ele aparece e a assusta. Ele assegura que nenhum mal irá fazer para com ela e a pede que explique o fenômeno que acabara de presenciar. Impressionada por sua gentileza, Odette revela a história de sua situação. Ela conta que é uma Princesa nascida em berço de outro que foi enfeitiçada por um feiticeiro malvado e agora sua sina é ser um cisne ; apenas em algumas horas do escuro é que ela se transforma em humana. O lago em que habita foi formado pelas lágrimas de sua mãe. Ela conta que está condenada para a eternidade, e somente se um jovem virgem jurar eterna fidelidade a ela e desposá-la, só assim ela se libertará. Mas, se ele a trair, então ela permanecerá um cisne para sempre. Neste momento o feiticeiro aparece. O Príncipe apaixonado pega seu arco e flecha, mas Odette imediatamente protege o feiticeiro com seu corpo, pois sabe que se ele for morto antes do feitiço ser quebrado, também ela morrerá. O feiticeiro desaparece, e Odette se esconde na floresta. Siegfried percebe que seu destino está agora mudado. A alvorada começa a aparecer Odette é tomada mais uma vez pelo feitiço, retornando a seu disfarce de cisne. Siegfried vai embora desesperado.

Pressionado pela mae que ordena que se decida, o Principe, tem na memoria a jovem Odette, recusa todas as pretendentes, mas, ao conhecer Odile, que chega na festa, encanta-se com sua beleza e semelhanca com Odette, mas, percebe que foi vitima de um plano malvado. Sai a correr pelo meio da no meio da noite e, na beira do lago, todos os cisnes estão ansiosos pelo desaparecimento de Odette. Ela aparece e conta do plano de Rothbart, dizendo que antes do amanhecer ela deve morrer. Houve-se o barulho de um trovão. Siegfried a acha e implora seu perdão. Enquanto o amanhecer se aproxima, Rothbart aparece mais uma vez disfarçado de feiticeiro. Odette conta a Siegfried que ela deve se matar, ou então será eternamente um cisne. Siegfried, sabendo que seu destino está mudado para sempre, declara que ele irá morrer com ela, assim quebrando o poder de Rothbart. Os apaixonados se jogam no lago. Rothbart recebe um choque mortal e todo o seu poder está acabado. Enfim, o casal estará unido para sempre na vida após a morte.

A musica maravilhosa abriga um ballet nao menos maravilhoso, encenado com graciosidade por bailarinos que repetem a saga misteriosa da libertacao pela morte.

O filme Cisne Negro traz para a tela do seculo XXI o mesmo teor tenso e fantastico da luta constante entre o consciente real e o inconsciente imaginario. Uma interpretacao magnifica da atriz principal Natalie Portman, que interpreta uma bailarina obscecada pela busca da perfeicao, prisioneira da doenca emocional que se agrava durante a ascensao da sua carreira e a leva a delirios psicoticos, encarnando o drama da tematica que eleva a morte ao patamar de grande perfeicao para a interpretacao da vida em si.

O conjunto de cenas se intensifica, o esforco das bailarinas, suas vidas pessoais, os bastidores do mundo do ballet, a competicao pela assuncao de papeis principais, o sonho do estrelato, a busca do sucesso, o desencontro afetivo, muitas pressoes sobre os profissionais da danca, aquele sentimento de que sofrer torna-se necessario para superar obstaculos, pes doloridos, feridos, cansaco, medos, tensoes variadas, tudo se mistura a imagens alucinadas que a personagem passa a viver como se fossem a sua realidade, evoluindo para a catarse psicotica, a doenca esquizofrenica, e a perfeicao que ela alcanca no palco com a propria morte.

Assim, Tchaikovsky chega ao seculo XXI, trazendo atraves da sua musica o proprio tormento da sua vida criativa, pois ao morrer no auge da carreira, contaminado pela colera, o compositor do Lago dos Cisnes, presenteou geracoes com a sensibilidade magistral do quanto existe de verdade no inconsciente atormentado pelas mentiras construidas pela emocao instavel.

Varios fatores como o desequilibrio mental, a instabilidade emocional, a perda dos limites que delineiam a cerca que separa sonhos etereos de realidades pesadas, expostos na obra Cisne Negro lograram mostrar a necessidade de fazer florescer o visceral e o odiento, seduzindo plateias, abrindo as cortinas para os pesadelos semi ocultos e alem de tudo, surpreendendo aqueles que ainda acreditam que o mundo poderia ser um lugar de encontros perfeitos, tao perfeitos como deve ser o encontro com a morte, na cena final do quarto ato do ballet.

Ao sair da sala de exibicao, busquei comprar um sorvete de casquinha, caminhei por tres quadras ate a minha casa, pensando nas palavras do meu terapeuta que tinha elogiado e recomendado o filme, e fui lambendo o doce gelado em meio a reflexoes sobre o derretimento da razao, o esfacelamento das duvidas, a inconsequencia do sucesso perseguido a qualquer custo, a necessidade de alcancar a perfeicao e a minha real precisao de ser feliz com pouca coisa, pequeninos arremedos de alegria em doses homeopaticas, uma gostosa sensacao de conquista pessoal diante da impermanencia das coisas, da resignada e prazerosa paz interior, aquela que observa a tempestade mas preserva a calmaria, sem receio de ajustar velhos sentimentos e vivenciar novas emocoes, sem culpas e com muita coragem.

O filme merece ser premiado com algum Oscar, talvez o de melhor atriz, ja que ela nos passa com intensidade, justamente, a luta constante entre a realidade dura e o sonho quase impossivel.

Cida Torneros \

Nenhum comentário: