Maracanã

Maracanã

quinta-feira, 25 de julho de 2013

São muitas emoções. ..


A letra da canção do repertório do cantor Roberto Carlos repete que ao se viver momentos lindos, são tantas emoções que vamos colecionando, pois a vida nos oferece a alternância com os dias dificeis, as dores e perdas, as saudades e lembranças,  mas, inúmeras vezes a felicidade nos invade e nossos corações vibram com esperança. 
Hora de renovar fé,  de reacreditar na força do bem e na energia de uma humanidade que ainda aprenderá a se amar e respeitar sem as amarras de valores somente materiais.
A visita do Papa Francisco ao Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude, tem sido pontuada por uma gama de sentimentos contagiantes nas ruas do Rio de Janeiro, tomado por bandos alegres de jovens peregrinos que somam milhares vindos de 175 paises do mundo inteiro.
Eles cantam e oram, nas calçadas,  estacoes de metrô,  praias e praças,  igrejas, locais de catequeses, abrigos, igrejas, cortejos, oferecem sorrisos, canticos em suas diversas linguas, elevam o astral com o carinho cristão da fraternidade, esbanjam simpatia, sem o menor sinal de violência ou animosidade. Falam de Cristo como um grande pai, louvam o amor de Deus com a leveza dos espiritos que reorganizam o futuro para um mundo em crise.
E o Papa os direciona carismaticamente, dando exemplos de simpatia, humildade, caridade, compreensão e carinho.
As manifestacoes e os protestos se anestesiaram com a pregação evangelizadora de que é possivel melhorar comecando pelo proprio coração. 
Claro que nem tudo sao flores neste mundo de tantas injustiças,  mas fica muito claro que não se pode deixar que nos roubem a esperança.  
Palavras do proprio santo padre quando se dirigiu aos dependentes quimicos.
No Santuário de nossa sra Aparecida, ele presidiu missa e falou ao povo, foi carinhoso e humilde, pedindo que rezemos por ele.
Nas redes sociais, repercutem suas falas, alguns defendem o ateísmo,  mas, inegavelmente, os dias deste julho de 2013 são marcantes pelas emoções provocadas nos seres que acompanham o choque de esperança e o tsunami de amor que inundam nossos inconscientes, atropelando a razão,  nos derretendo emocionalmente, em instantes em que me pergunto, ao ver o povo acenando e saudando, com fé tão firme e renovada, como duvidar do mistério que um milagre pode representar na cura de uma sociedade doente? Sucesso, dinheiro, poder, saúde, valores que norteiam a economia mundial, repentinamente, podem minimizar-se diante do amor, da fraternidade, da solidariedade,  da paciência,  da gratidao e do respeito ao proximo, da valorização ao irmão que precisa do nosso amor e da nossa caridade, do mesmo modo que nós precisamos de atenção e cuidados para corpo e alma.
Temos vivido dias especiais e vamos nos animar com a misericórdia que é muito mais que humana, é,  definitivamente, divina, na sua essência. 
Cida Torneros

Nenhum comentário: