Maracanã

Maracanã

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O verão de 2010, em Búzios!




Sempre quando chega um novo verão,  há,  em mim, aquela nostalgia de verões passados. Alguns, inesquecíveis mesmo, plenos de descobertas e encantamentos. Lembro imediatamente de um filme que me marcou muito, chamava-se "O verão de 1942". Era a história de um verão vivido por um grupo de adolescentes. 
Hoje, reencontrei, via facebook, uma pessoa que conheci no verão de 2010, a Laura. 

 Coincidentemente, comemora-se o dia da saudade, e ela me enviou fotos daqueles dias de janeiro, em Búzios.  De repente comecei a reviver o que se passou conosco, a partir de uma conversa durante a viagem de ônibus, quando ela me disse que ia conhecer o famoso balneário e passar sozinha seu aniversário.  Divorciada e mãe,  deixara os filhos no Pará disposta a vivenciar seu recomeço,  em férias,  recem saída do fim de um relacionamento amoroso. Eu ia encontrar duas grandes amigas, Helô e Cris que logo acolheram Laura para vivermos dias de alegria, descontração,  passeios, risadas, confidências,  astral maravilhoso.

Alugamos um carro, Laura dirigiu, fomoz visitar a Ju, no Peró, em Cabo Frio, que tinha se casado com um argentino e viera passar férias no Brasil.
Andamos de barco táxi para chegar na praia Azeda, fizemos rolezinho na rua das pedras, acordamos a aniversariante no seu hotel, com presentinhos, e, dias depois, no Rio, fui com ela a uma noitada na Lapa, antes que ela retornasse a Belém. 

Hoje, ela vive em Fortaleza, me disse. Cris e Helo estao passando dias em Buenos Aires , mas nós vamos programar o revival da nossa energia, logo, logo!
Somos mulheres fortes, temos a aura das que aceitam desafios. Cris tem o dom de irmanar, Helo é aquela que cria caleidoscópios, eu, sou como a escrivã da frota, vou registrando.

Aquele verão de 2010 teve a magia das bruxas que se reunem para tramar com as forças da natureza, conseguimos transmutar nossos padrões de sonhos em novos tempos na vida de cada uma. Foi como uma convenção de magas, havia no ar a sensação de recomeços para nós quatro! 

Hoje tive saudade daquela sintonia que nos impregnou de esperança.  E, disse baixinho, pra mim mesma, que há promessa de vida em nossos corações,  por isso, cremos que nosso verão segue nos aquecendo, quatro anos depois, assim, de maneira envolvente e com o selo da saudade revigorante.
Laura, Heló, Cris e Cida, que, juntas, em fotos e memórias,  estão por aí,  pelo mundo, sabem que seu encontro não foi um acaso. Houve um toque do destino, o que nos tornou comprometidas com um novo verão,  qualquer dia desses!
Cida Torneros

Nenhum comentário: